Antonina
É um charmoso município localizado no estado paranaense, bem próximo da famosa cidade de Morretes e claro, da imponente capital do paraná, Curitiba. Antonia é um destino litorâneo para amantes em busca de sossego bem próximo da capital.
Convido você para embarcar nessa viagem à Antonina! Vamos lá?
O que encontrará no artigo:
Está sem tempo de ler por agora? Não tem problema! Salve o artigo no Pinterest para ler depois.
Onde fica Antonina
Antonina está localizada no estado do Paraná em torno de 84 km de distância de Curitiba (em torno de 1h 40m de distância). O legal é que você pode optar por conhecer Antonina pela famosa estrada da Graciosa, uma das estradas mais lindas do Brasil. Os estados vizinhos são: Santa Catarina e São Paulo. Um destino popular que é comum visitar quando está em Antonina é a charmosa cidade de Morretes, com certeza vale a pena ser visitada.
Quando visitar Antonina
A melhor época de visitar Antonina são os meses onde a incidência de chuva é menor. Recomendamos planejar sua viagem para os meses do outono e também na primavera. Melhor escolha, então, entre março e maio para o outono, quando as chuvas já estão cessando e as temperaturas se mantém amenas. E setembro a novembro para primavera, para pegar a cidade florida. É possível pegar a estrada da graciosa, toda florida com suas hortênsias coloridas, nesta época de primavera.
Como chegar em Antonina
De carro:
Um dos principais acessos à Antonina é pela estrada da Graciosa, uma das estradas mais belas do Brasil. Nós que somos amantes de estradas, recomendamos muito está opção. Há várias paradas durante o caminho para momentos de apreciação da vista. Vale muito a pena. Em torno de 30 km de muitas curvas e claro, paisagens lindas, um passeio imperdível, sem dúvidas! Este é o caminho mais próximo para quem vem do estado de SP ou pela capital paranaense, Curitiba.
De ônibus:
O trajeto tem saída de Curitiba à Antonina e a empresa que faz o trajeto é a viação Graciosa, que também é a mesma empresa que vai de Curitiba até Morretes, também faz o trajeto entre as duas cidades. Você pode visitar Morretes e pegar um ônibus até Antonina tranquilamente.
De trem:
Para fazer o trajeto de trem, o destino será Morretes (saindo de Curitiba) e será necessário pegar algum transporte até Antonina. Este é considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo! Há opção, aos finais de semana, de fazer um trajeto de Maria Fumaça, com o trajeto de Morretes-Antonina.
Quantos dias ficar em Antonina
Esse tópico não tem uma resposta certa, a quantidade de dias que você pode ficar é adequando o melhor roteiro para seu perfil de viajante! Antonina é uma cidade bem tranquila e com poucas opções de turismo, porém para quem curte descansar, recomendamos um final de semanal, para realmente conseguir descansar e quem sabe até conseguir pescar?! Mais adiante iremos abordar sobre esse assunto, mas é bem comum ver pessoas pescando na região, sendo uma prática bem usual no local.
Respondendo à pergunta: "Quantos dias ficar em Antonina?" O mais indicado seria entre um a dois dias na cidade, esticando até Morretes ou vice-versa.
O que fazer em Antonina
Chegamos ao tópico mais aguardado! O que fazer em Antonina: A cidade litorânea paranaense mais charmosa, reserva algumas atividades relaxantes para fazer a dois ou até mesmo em família.
Ponta da Pita
Uma bela paisagem da baía de Antonina, contornada por uma cadeia de altas montanhas em torno da Serra do Mar. Local ideal para inúmeras atividades como:
— Pesca
— Passeio de barco (leva até algumas ilhas e praias. Como a Prainha que reserva águas claras e rasas)
— Relaxar e apreciar a vista -cenário para ótimas fotos
— Almoçar em um dos restaurantes locais
Centro histórico
As construções históricas estão espalhadas pela cidade e podemos voltar no tempo enquanto caminhamos pela cidade. O local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é de grande valor para o município e apresenta diversas estruturas multicoloridas, e claro, com muito charme, classe e história.
Praça Coronel Macedo
No entorno do centro histórico, está localizada a praça Coronel Macedo, onde está um dos pontos mais agradáveis da cidade, é também um ponto de visita turística e fica próxima à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, nosso próximo tópico.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa
No ponto mais alto da cidade está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, que foi fundada em 1719, e já considerada uma igreja tricentenário, a mesma foi construída sob as mais altas colinas de Antonina, as margens da baía, resultado em uma vista exuberante.
Teatro Municipal
A cidade também conta com um belo teatro municipal que moldura o cenário da rua Dr. Carlos Gomes da Costa. A Prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX e já foi palco de show de artistas renomados como Carmem Miranda
Bala de banana
A Bala de Banana de Antonina é um produto produzido com banana de pequenos produtores da região do litoral do Paraná com 40 anos de tradição. A bala de banana é patrimônio gastronômico de Antonina, é pode ser encontrada nas lojas locais, assim como nas feiras de ruas e claro na fábrica de bala de banana.
Estação ferroviária
Construída em 1916, a Estação Ferroviária era o terminal ferroviário da Linha Morretes – Antonina.
Onde ficar em Antonina
Um dos principais quesitos na hora de programar uma viagem é saber qual será sua hospedagem. Ela precisa ser confortável e muito bem localizada, abaixo fizemos uma lista com hotéis e pousadas do Booking, onde prezamos boa localização, boa avaliações e principalmente a reputação de cada hospedagem! Reservando pelo link do blog, você contribuiu financeiramente com o desenvolvimento do blog e não paga nada a mais por isso!
A Casa da Mata Tiny House
A Casa da Mata Tiny House está situada em Antonina e oferece empréstimo de bicicletas, piscina ao ar livre e terraço. Esta casa de temporada dispõe de piscina privativa, jardim e estacionamento privativo gratuito. A casa de temporada dispõe de ar-condicionado, 2 quartos, sala de estar, cozinha totalmente equipada com geladeira e cafeteira e 3 banheiros com chuveiro e banheira de hidromassagem. Se você estiver de passagem por Antonina e quer uma estadia confortável, esta pode ser uma excelente pedida.
Veja mais informações e valores aqui:
Foto: Divulgação Booking.com
Casa da Mata Eco Lodge
A casa da Mata Eco Lodge está localizada em Antonina, no estado do Paraná, dispõe de acomodações com ar-condicionado e piscina privativa. Esta propriedade fica a 25 km do centro da cidade. A casa de temporada é composta por 2 quartos separados, cozinha totalmente equipada e 2 banheiros. Uma TV de tela plana está disponível, além disso, a propriedade oferece um terraço para você curtir uma ótima vista e claro relaxar curtindo a brisa. Você também pode relaxar no jardim. Morretes fica a 20 km da Casa da Mata Eco Lodge.
Veja mais informações e valores aqui:
Foto: Divulgação Booking.com
Pousada laranjeiras
Esta pousada simpática e colorida está localizada no centro da cidade de Antonina. Oferece uma piscina e acomodações com Wi-Fi gratuito. A Pousada das Laranjeiras apresenta uma decoração rústica, assim como churrasqueira e jardins. Você pode desfrutar de passeios de bicicleta gratuitamente. Os quartos da pousada Laranjeiras possuem uma TV, ventilador, frigobar e banheiro privativo.
Veja mais informações e valores aqui:
Foto: Divulgação Booking.com
Grajagan Mata Atlântica
Localizado em Antonina, no Paraná, o Grajagan Mata Atlântica oferece acomodações com estacionamento privativo gratuito e acesso a uma banheira de hidromassagem. Todas as unidades dispõem de ar-condicionado e TV de tela plana. Depois de um dia de trilhas a pé, mergulho ou pesca, você pode relaxar no jardim ou no lounge compartilhado.
Veja mais informações e valores aqui:
Foto: Divulgação Booking.com
Vídeo completo sobre o que fazer em Antonina e Morretes
Gostou da leitura? Quer ajudar nosso projeto?
Pague um cafézinho para nós de qualquer valor!
Pix: roteirese.contato@gmail.com
Comentarios